Olá, de novo!

Este blog passa hoje para uma nova morada virtual, aqui no wordpress.

Vamos continuar a falar de património, de Arqueologia, e das tantas outras coisas que giram em torno da temática.

Aproveito para recolocar alguns dos posts antigos, que vieram do anterior no blogspot e que deve ser eliminado em breve.

Na altura, começava assim:

Vamos Falar de Património

Na verdade, provavelmente já falamos demasiado de Património.

Falta entender que falar não é igual a comunicar, porque só esta palavra contém em si o significado que remete para a importância de que o que dizemos chegue ao outro.

E comunicar talvez seja o primeiro passo da acção no sentido da mudança, que é sempre necessária para se concretizar a melhoria de qualquer situação.

Vamos então falar de Património. Ou, preferencialmente, comunicar o Património.

Provavelmente inexoravelmente tendencioso, da minha parte, para a Arqueologia, para os Patrimónios mais recentes (Industrial e Contemporâneo), e para a importância da Gestão de Património.

No fundo, temo que se continuarmos a falhar no explicar à sociedade o porquê da importância da nossa actividade, então a Arqueologia não saia do buraco, a História passada não saia dos livros, os Museus não tenham gente, e o Património se desfaça em pó. E tendo estas disciplinas o interesse que têm, provocando o fascínio que provocam, não se percebe como passam tão despercebidas e desapreciadas.

A mudança faz-se de muitos passos. Que este ajude a empurrar alguns dos outros.

Anúncios