Um recente fim-de-semana de manifestações coincidiu com a mui aguardada abertura anual das Galerias Romanas na Rua da Conceição, na Baixa de Lisboa. E esta é uma das fotos divulgadas pelo Museu da Cidade no facebook.

Uma imagem já bem familiar; sabemos como a fila se prolonga vários quarteirões até bem perto da Praça da Figueira, e todos os anos mais pessoas aguardam para poder entrar num espaço que, e falo da minha experiência pessoal, deixa algo a desejar (tenham em consideração que entrar em sítios romanos ou em sítios abaixo do chão é algo frequente para mim, se não forem arqueólogos devem aproveitar para ter a perspectiva).

Mas o que me chamou à atenção na foto é o ar de abandono dos prédios atrás, mesmo numa das principais ruas da baixa de Lisboa. Não será tempo de alguém avançar com uma ideia útil para aquele prédio, uma que contemple um acesso às galerias?

Em tempo de um dos picos altos de Lisboa no panorama do turismo, de certeza que ideias não faltarão para aproveitar um sítio daqueles, e pôr a baixa ainda mais bonita, sem estas nódoas – que o são por muitos outros motivos do que apenas a estética.

 

Anúncios